Como tratar a pele oleosa
Hoje vamos falar sobre como tratar a pele oleosa em casa. O que venho trazer hoje são dicas que você pode testar na sua pele para controlar e reduzir a oleosidade do seu rosto. Vamos lá!
Tratar da pele oleosa vai muito além de usar um ou dois produtos. Muitas vezes utilizamos produtos que não dão resultado, mas isso não significa que o produto seja ruim, talvez você precise investigar um pouco mais sobre a causa da sua pele ser oleosa.
Basicamente seguimos um passo a passo, um skincare, que todos deveriam seguir, pois é o básico para cuidar da pele no dia a dia. Esse passo a passo já melhora bastante a pele, minimiza os poros, hidrata, suaviza, e dá viço à pele.
O skincare básico é composto pelas etapas que todos já conhecemos, mas que nem sempre levamos a sério. Essa rotina é importante para todos os tipos de pele, pois é um cuidado bem básico mas que traz resultados.
O passo a passo:
Higienizar: de manhã e à noite com sabonete para o seu tipo de pele ou de sua preferência.
Esfoliar: Duas vezes por semana, após higienizar a pele. Escolha um esfoliante para o seu tipo de pele e não muito abrasivo para não machucar a sua pele.
Tonificar: Para manter o controle da oleosidade é muito importante ter algum tônico facial como aliado, para pele oleosa os ideais são os adstringentes, melhor ainda se tiver ácido salicílico na composição.
Hidratar: Se você pensa que a pele oleosa não precisa de hidratação está muito enganada, pois também é um passo muito importante, apenas saiba escolher o produto ideal para o seu rosto e aplique em poucas quantidades para evitar efeito rebote.
Protetor solar: Esse passo vai melhorar muito a vida da sua pele e evitar marcas de sol. Esse passo tem que ser seguido mesmo sem sair de caso ou em dias de chuva. É importante proteger a pele que está sendo tratada de novos danos, e o uso do protetor ao longo do tempo ajuda a clarear e melhorar o aspecto da pele. Também saiba escolher o certo para o seu tipo de pele.
* Veja também: Como tratar manchas de acne em casa com Azelan (resultados visíveis na primeira semana)
Mas também...
Para algumas pessoas o skincare diário já controla bastante a oleosidade, pois a higiene adequada da pele no dia a dia é de uma importância absurda. Porém para outras pessoas só o skincare não vai ter tanto efeito sozinho e aí você precisa saber a causa da sua pele oleosa para iniciar um tratamento mais específico.
A alimentação interfere diretamente na produção de oleosidade e consequentemente na aparição de espinhas e acne. Se você tem uma alimentação rica em gordura e embutidos a sua pele tende a produzir mais sebo e com isso a pele fica mais oleosa, os poros entopem e vem as indesejadas espinhas e cravos. Então mantenha uma alimentação com menos gordura e tente se alimentar de forma mais saudável. Isso fará bem ao seu corpo e a sua pele.
Outro ponto a se observar e iniciar um tratamento é a questão hormonal, muitas vezes os tratamentos caseiros não dão certo pelo fato de a causa ser os hormônios, e nesses casos o tratamento é mais direcionado. No meu caso, tenho ovários policísticos, que causam acne. Sendo assim, o tratamento para essa síndrome é hormonal, com anticoncepcionais orais. Associar o skincare com o anticoncepcional me ajudou muito a controlar o surgimento de novas espinhas e novas manchas.
O estresse também é algo que desenvolve acne e espinhas e pele oleosa. Tenha momentos de lazer, faça exercícios físicos para aliviar o estresse ou alguma atividade que te agrade. Eu trabalho de telemarketing e geralmente é bem estressante, nas horas vagas cuido desse blog, que muitas vezes é bem difícil mas eu amo, no dia da minha folga que é uma vez por semana eu tiro o dia para resolver afazeres durante a manhã, mas a tarde eu descanso, assisto um filme, faço um skincare mais dedicado, coisas que relaxam e descansem a mente e corpo.
Outra coisa que desenvolve problemas de acne e oleosidade e que descobri recentemente é a ansiedade. Pessoas com ansiedade têm níveis de estresse mais elevados, e como vimos anteriormente, favorece a produção de sebo e consequentemente causa oleosidade e acne. Então vamos cuidar da ansiedade também. Ir ao psicólogo é muito importante e vai te auxiliar em muitas coisas. Depois eu conto a minha experiência.
Outros tratamentos
Mesmo com tudo o que já falamos nesse post, alguns casos precisam realmente de uma avaliação e acompanhamento profissional, seja o dermatologista, ou esteticista ou até mesmo o endocrinologista. Procurar ajuda profissional é importante para que você não piore a situação da sua pele nos cuidados caseiros.
Os profissionais vão te orientar no melhor tratamento avaliando o que realmente está acontecendo com o seu corpo. Muitas vezes além de todos os tratamentos que já falei, é importante fazer um peeling, uma limpeza de pele com profissional, tomar alguma medicação receitada pelo dermatologista, algum tratamento com um produto muito específico como ácidos. Então se você tiver acesso a qualquer um desses profissionais recomendo fazer uma avaliação.
Outros cuidados bem básicos que fazem diferença na nossa pele e que você não sabia: Troque a sua fronha de 3 em 3 dias, evite ficar tocando o rosto pois produz mais oleosidade, procure sempre produtos livre de óleo e de preferência sem álcool, lave os cabelos regularmente. Sim os cabelos tem contato com o rosto e precisamos dar atenção a isso também e aos produtos que usamos neles. Muitas vezes o produto usado no cabelo é que te desenvolveu oleosidade e acne, então observe.
Bom gente, por hoje era isso que eu tinha para vocês hoje. Espero ter te ajudado de alguma forma. De qualquer forma pesquise mais e vá ao médico. Tem alguma outra dica para complementar? Deixe nos comentários e vamos interagir no assunto!
Até o próximo post!
Siga nas redes:
YouTube:Tamirys Barros Beauty
Instagram: @tamirysbarrosbeauty
Facebook: Tamirys Barros Beauty
muito bom minha querida beijos
ResponderExcluirMuito obrigada meu amigo! Beijo!!
Excluir